domingo, 31 de janeiro de 2010

Eletrencefalograma

A Eletrencefalografia clínica estuda a atividade bioelétrica encefálica com ênfase nas regiões corticais e subcorticais aplicada à clínica médica. As demais regiões mais profundas só se mostram ao EEG quando interferem na atividade cortico-subcortical (sinais a distancia).

Resumidamente o sinal encefálico é captado através de eletrodos colocados no couro cabeludo enviados aos amplificadores e daí para o galvanômetro com inscrição a pena ou a jato de tinta - sistema analógico, ou para os conversores analógico-digitais (CAD) e em seguida ao computador - sistema digital.

Portanto, o sistema digital do EEG nada mais é que o sinal analógico convertido para que possamos usufruir as vantagens da informática. Esse sinal precisa de um excelente conversor e de uma boa taxa de amostragem para que o sinal apresentado na tela do computador seja o mais próximo da realidade (semelhança ao analógico).

A análise digital permite quantificar o sinal encefálico - Análise Quantitativa. Esta análise matemática está cada vez mais sendo utilizada como uma "colaboradora" da análise visual, que ainda é soberana nas decisões diagnósticas do EEG.

Esta postagem é um resumo inicial do que desenvolveremos neste blogger - Mostrar o EEG como uma ferramenta médica de fácil compreensão.

Nenhum comentário: